CURRÍCULO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA PARA A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE ZOOLOGIA
Biology curriculum in high school: the importance of phylogenetic systematics of insertion to the understanding of Zoology content
Resumo
O presente trabalho buscou refletir sobre a importância do ensino de Zoologia através do método de Sistemática Filogenética durante atividade de regência em uma escola em Goiânia, Goiás. As aulas foram divididas em dois módulos (Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados) e ministradas para alunos do segundo ano do ensino médio. Considerando que o ensino de Zoologia ainda segue um método linear, indicando o parentesco dos seres vivos como origem de processo evolutivo onde cada qual não possui características compartilhadas, elaboramos as aulas utilizando sempre no início uma relação através de cladogramas dos grupos animais. Além disso, conceitos de apomorfias e plesiomorfias foram bastante discutidos. A experiência mostrou que através do cladograma, quebramos a barreira que não permite que os alunos possuam uma visão mais ampla do parentesco entre os seres vivos bem como de suas trajetórias evolutivas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.