ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS

Elaboration and Application of a Teaching-Learning Sequence on the Chemistry of Cosmetics

  • Julyana Cosme Rodrigues
  • João R de Freitas Filho
  • Queila Patrícia da Silva Barbosa de Freitas
  • Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas
Palavras-chave: Sequência didática, Momentos Pedagógicos, Química dos Cosméticos

Resumo

Este trabalho apresenta uma sequência didática sobre a química dos cosméticos, estruturada na dinâmica dos três momentos pedagógicos. Durante os diferentes momentos buscamos caracterizar as relações pedagógicas e epistemológicas através do processo de contextualização dos conteúdos e construção dos significados científicos pelos estudantes. A aplicação desta sequência didática em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio demonstrou que a abordagem dos conteúdos de forma dialogada estimulou o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural dos estudantes envolvidos. Diante das atividades realizadas pelos estudantes, foi possível perceber os avanços alcançados com esta estratégia de ensino, demonstrados através da aquisição dos novos conhecimentos de Química manifestados durante a realização dos experimentos, elaboração dos relatórios, portfólio e respostas aos questionários. Além disso, o desenvolvimento da sequência didática articulada com a experimentação facilitou progressivamente a aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos – grupos funcionais e funções orgânicas. Inferimos, ainda, que a vivência da sequência possibilitou avaliar níveis diferenciados de compreensão dos conceitos químicos construídos, tais como, pH, solubilidade, polaridade, ponto de fusão, grupo funcionais, forcas intermoleculares.

Publicado
2020-08-11