A ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO ESTUDO DE VELOCIDADE ESCALAR MÉDIA

The approach of the three pedagogical moments in the study of average scalar velocity

  • Danúbia Damiana Santos Bonfim
  • Priscila Caroza Frasson Costa
  • William Júnior do Nascimento
Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos, problematização, Ensino de Física, velocidade escalar média, educação no trânsito

Resumo

Este trabalho consiste em um relato de experiência referente à abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos aplicada em uma turma deFormação de Docentes na disciplina de Física. Oobjetivo foi desenvolver o conteúdo específico de velocidade escalar média em consonância à educação no trânsito, além de analisar as possibilidades que esta abordagem pode proporcionar nas aulas Física. A análise deu-se pela avaliação qualitativa dos argumentos dos estudantes construídos ao longo das atividades propostas, a fim de identificar se, de fato, conseguiram refletir sobre a importância de se estudar a velocidade escalar média, além de observar como essa metodologia pode motivar os estudantes a tornarem-se sujeitos críticos e reflexivos de suas próprias experiências.

Publicado
2020-08-11