CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS INTEGRADAS
Contributions for the understanding of electromagnetic induction by means of integrated experimental and computational activities
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas no Tocantins, com alunos do terceiro e quarto anos do ensino médio técnico. A pesquisa buscou investigar como atividades experimentais e computacionais integradas influenciam as atitudes e motivações dos estudantes frente às aulas de indução eletromagnética. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, guias Predizer, Observar e Explicar (POE)durante as atividades, um diário de campo, fotos, gravações de vídeo e um questionário final. Os dados obtidos indicam que: a) No questionário inicial foi possível identificar que os alunos possuíam os conhecimentos necessários para que se pudesse introduzir o assunto de indução eletromagnética. b) O material elaborado e proposto nesta prática possibilitou promover o engajamento cognitivo e a interação entre os estudantes e com os recursos instrucionais;c) Os alunos mostraram mais interesse pelas aulas, além de parecerem mais curiosos; d) Com as aulas envolvendo experimentos e simulações, os alunos passaram a participar mais, começaram a interagir, discutir e fazer questionamentos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.