CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E COMPUTACIONAIS INTEGRADAS

Contributions for the understanding of electromagnetic induction by means of integrated experimental and computational activities

  • José Jorge Vale Rodrigues
  • Italo Gabriel Neide
Palavras-chave: Atividades experimentais, Atividades computacionais, Indução eletromagnética, Ensino de Física

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa que foi desenvolvida com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus Palmas no Tocantins, com alunos do terceiro e quarto anos do ensino médio técnico. A pesquisa buscou investigar como atividades experimentais e computacionais integradas influenciam as atitudes e motivações dos estudantes frente às aulas de indução eletromagnética. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário inicial, guias Predizer, Observar e Explicar (POE)durante as atividades, um diário de campo, fotos, gravações de vídeo e um questionário final. Os dados obtidos indicam que: a) No questionário inicial foi possível identificar que os alunos possuíam os conhecimentos necessários para que se pudesse introduzir o assunto de indução eletromagnética. b) O material elaborado e proposto nesta prática possibilitou promover o engajamento cognitivo e a interação entre os estudantes e com os recursos instrucionais;c) Os alunos mostraram mais interesse pelas aulas, além de parecerem mais curiosos; d) Com as aulas envolvendo experimentos e simulações, os alunos passaram a participar mais, começaram a interagir, discutir e fazer questionamentos.

Publicado
2020-08-11