A UTILIZAÇÃO DE UM MATERIAL INSTRUCIONAL ELABORADO COM BASE NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA INTRODUÇÃO AO MOVIMENTO DOS CORPOS
Use of an Instructional Material prepared based on Significant Learning: an introduction to the movement of bodies
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de um Material Instrucional baseado na Aprendizagem Significativa de Ausubel e nas Unidades de Ensino Potencialmente Significativa proposta por Moreira, para introdução dos conceitos relacionados ao movimento dos corpos. O Material Instrucional foi aplicado em 18 horas-aula para 22 alunos do Apoio Escolar (Grupo Experimental) da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo localizada em Vila Velha-ES. O objetivo é relatar as estratégias utilizadas para a elaboração do Material Instrucional e avaliar os impactos da sua implementação para a aprendizagem dos conceitos relacionados ao movimento dos corpos. Para isso, foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: o Pré e o Pós-teste, Mapas Conceituais, “Estado de Humor” dos alunos, Diário de Bordo realizado pelo professor e Entrevista com os alunos. O delineamento escolhido para o trabalho foi o do tipo experimental e a análise dos dados teve enfoque principalmente quantitativo. Os resultados do trabalho se complementaram e indicaram o êxito do material elaborado com base nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa para introduzir os conceitos relacionados ao movimento dos corpos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.