O ENSINO DA BIOLOGIA ATRAVÉS DA NARRATIVA KAMAYURÁ SOBRE A ORIGEM DO PEQUI (Caryocar sp.): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DO ENSINO EM BOTÂNICA
The teaching of biology through the narrative Kamayurá about the origin of the pequi (Caryocar sp.): a report of experience of the discipline Methodology of Teaching in Botany
Resumo
A questão indígena está presente como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), sendo conteúdo obrigatório nos estabelecimentos de ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Ainda assim, é por vezes ignorada ou abordada de forma preconceituosa durante as aulas. Pensando nisso, foi desenvolvida uma proposta de aula durante a disciplina Metodologia do Ensino de Botânica, do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Este artigo trás o relato da realização da atividade, que abordou o tema “Interações entre plantas e animais” em diálogo com a cultura indígena, através da narrativa Kamayurá sobre a origem do pequi. Esta foi apresentada por meio de projeção de desenhos, que tornaram a proposta mais lúdica e dinâmica, seguida de uma discussão iniciada por questões-problema formuladas a partir da narrativa. Na última etapa houve uma problematização e aprofundamento desses conceitos e por fim, pediu-se aos colegas de classe que avaliassem a aula e sua aplicação através de seus pontos positivos e negativos. Por meio das discussões e reflexões feitas foi possível perceber que a atividade conseguiu dialogar a cultura e os saberes indígenas com o conteúdo científico proposto, além de se mostrar uma alternativa criativa que pode substituir aulas expositivas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.