CONVERGÊNCIA ENTRE ENDEREÇAMENTO E REENDEREÇAMENTO DE VÍDEOS NA PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DE ENSINO SUPERIOR DE CIÊNCIAS
Convergence between video modes of address and readdress in an undergraduate science teacher action
Resumo
Qual é o papel do professor ao exibir um vídeo em aula? Como suas ações interferem sobre a maneira como os alunos percebem e significam um vídeo para o ensino de ciências? Neste trabalho, investigamos as ações de uma professora de Biologia, atuante na área de Bioquímica, em um curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, em duas de suas aulas com vídeo. A relação entre endereçamento e reendereçamentode vídeos em situação didáticanos orientou na busca de respostas à pergunta sobre as maneiras como o endereçamento de obras audiovisuais e a recepção no ensino-aprendizagem são mediados pelas ações que a professora realiza para inserir um vídeo em sua aula.A análise dos vídeos mostrou que as obras escolhidas pela professora já são bastante didáticas e adequadas para exibição em suas aulas. O reendereçamento desses vídeos é pouco claro, difuso, se nos limitarmos a olhar apenas o momento das aulas. No quadro mais amplo do processo, no entanto, o reendereçamento pode ser notado no cuidado em selecionar os vídeos de forma que fossem adequados à aula e aos alunos, e de forma a obter determinados resultados.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.