JOGADA QUÍMICA: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO À LUZ DA TEORIA DA ATIVIDADE

jogada Química: construction of scientific knowledge from the daily situations based on the activity theory

  • Jessica Damiana dos Santos Silva
  • Natália da Silva Monteiro
  • Ana Paula Paulino Germano
  • Atinaê Joice da Silva Pereira
  • Flávia Cristina Gomes Catunda de Vasconcelos
Palavras-chave: Jogo Didático,, ensino de Química, Teoria da Atividade

Resumo

Os conteúdos de Ciência (Química, Física e Biologia) estudados na escola são necessários para a compreensão dos fenômenos que acontecem ao redor do mundo. Nesta perspectiva, este artigo relata a experiência de criação e posterior aplicação do jogo “Jogada Química” que associa situações do cotidiano aos conteúdos de Química estudados na escola. O objetivo foi investigar se os alunos doEnsino Médio e os estudantes do curso de Química-licenciatura conseguem fazer esta associação. Para identificar a sua aplicabilidade em diferentes níveis de ensino à luz da Teoria da Atividade, o mesmo foi utilizado em turmas de 1º a 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas e de 1ºe 8ºperíodo do curso de Química-Licenciatura, totalizando 170 participantes. Após a realização do jogo foi aplicado um questionário de avaliação do mesmo com perguntas referentes à sua estruturação, com sugestões de melhorias e pontos fortes do jogo. Observou-se que o jogo promoveu a interação, aprendizagem, competição e diversão dos estudantes e contribuiu para tornar o ambiente de sala de aula mais descontraído, viabilizando a sua utilização em diferentes níveis de ensino, bem como, demonstrando a sua eficácia no processo de ensino e aprendizagem de Química.

Publicado
2020-08-05