INVESTIGAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: SISTEMAS DE HIDROPONIA EM HORTA ESCOLAR PARA DISCUSSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS
Inquiry in High School: Hydroponic Systems in a School Vegetable Garden for Discussion of Chemical Concepts
Resumo
O tema soluções no ensino médio é considerado difícil por muitos estudantes, por haver uma valorização dos aspectos que envolvem cálculos matemáticos e aplicações de fórmulas em geral. Dessa forma, para compreensão dos conteúdos químicos, buscou-se trazer para sala de aula uma abordagem investigativa, que além de motivar os estudantes, permitisse uma conexão entre o conteúdo e a vivência deles. Nessa perspectiva, a sequência didática foi desenvolvida em uma escola que possui um projeto de horta escolar, usando o processo hidropônico para aplicação das aulas. Essas aulas contemplaram os aspectos qualitativos e quantitativos no preparo das soluções nutritivas utilizadas nesse processo. Acreditamos que essa abordagem favoreceua compreensão do princípio envolvido nas medições do pH e da condutividade elétrica, que são controles realizados para o bom desenvolvimento da planta em hidroponia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.