AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS A PARTIR DO TEMA ÁGUA

Formative evaluation in children's education: didactic sequences from the water theme

  • Priscila Eduarda Dessimoni Morhy
  • Augusto Fachín Terán
  • Felipe da Costa Negrão
Palavras-chave: Educação infantil., Pertencimento ambiental I, Avaliação formativa, Água

Resumo

A avaliação formativa na Educação Infantil é consequência do processo educacional e suas práticasescolares diárias. O nosso objetivo foi realizar uma avaliação formativa usando o sentimento de pertença das crianças em relação à água em espaços educativos de ensino.A pesquisa é de abordagem qualitativa e descritiva do tipo participante. Foi realizada com 50 crianças pequenas da Educação Infantil e duas professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus, Amazonas. A Sequência Didática foi usada para a organização das atividades desenvolvidas, bem como para uma avaliação da relação dos pequenos com o elemento água. Oportunizar o sentimento de pertença quanto a este elemento foi uma experiência essencial na vida dos pequenos, uma vez que o saber torna-se consolidado ao ser associado a questões do cotidiano. Encorajamos professores e pesquisadores a realizar uma avaliação formativa a partir da Sequência Didática, pois esse assunto é muito debatido, mas pouco usado nos programas pedagógicos de nossas escolas.

Publicado
2020-08-04