SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS: PROPOSTA E ANÁLISE
A Sequence of Inquiry Teaching about Food Irradiation: Proposal and Analysis
Resumo
O ensino de física na escola básica não tem acompanhado as mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos e tem se distanciado da realidade dos estudantes. As programações curriculares têm se centrado majoritariamente à abordagem da Física Clássica, tornando-os desatualizados frente ao avanço da produção científica e tecnológica. Visando contribuir coma superação deste quadro, desenvolvemos uma pesquisa centrada na seguinte questão: Qual a viabilidade didático-pedagógica para o processo de ensino-aprendizagem de Irradiação de Alimentos por meio de uma Sequência de Ensino Investigativa? Neste artigo, apresentamos uma análise desta SEI, desde a elaboração até a sua implementaçãoem sala de aula. Com isso, focamos na análise dos limites e possibilidades de ensinar Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio sob uma perspectiva investigativa. Adiantamos que é viável ensinar Física Moderna e Contemporânea a partir de uma perspectiva investigativa, pois ao longo das aulas conseguimos explorar diversos aspectos considerados importantes no Ensino por Investigação, bem como, ficou caracterizado um bom interesse e envolvimento dos estudantes durante a realização das atividades da SEI.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.