COMPREENSÃO RESPONSIVA NA ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS POR ESTUDANTES DE FINAIS DE CICLOS

Responsive comprehension in the organization of living beings by school-leaving students

  • Verônica Klepka
  • Renilson José Menegassi
Palavras-chave: Responsividade, Discurso Escrito, Ensino de Ciências

Resumo

O texto apresenta aspectos da responsividade em estudantes de finais de ciclo (Ensino Fundamental e Ensino Médio) frente a comandos relativos ao conteúdo biológico de Classificação dos Seres Vivos, tendo como principal objetivo conhecero nível de internalização e apropriação desse conhecimento específico por meio do discurso escrito. A partir da perspectiva teórica dos pressupostos sobre responsividade, apontadas pelo Círculo de Bakhtin, o presente estudo teve como instrumento metodológico quatro atividades abertas à argumentação dos estudantes pesquisados, sendo a argumentação e as contrapalavras existentes ou não nos discursos desses estudantes os critérios balizadores da categorização dos tipos de responsividade manifestados. Os resultados demonstram seis tipos diferentes de responsividade entre os alunos do Ensino Fundamental e três tipos entre aqueles do Ensino Médio, o que revela diferenças significativas no nível de apropriação do conhecimento classificatório dos seres vivos entre os dois grupos de estudantes, considerando-se os ciclos em que se encontram. Além disso, constata-se a carência de conceitos de base para o entendimento do conteúdo entre aqueles do primeiro ciclo e a maturidade conceitual dos egressos do Ensino Médio. Esses resultados, somados aos encontrados na literatura, apontam a importância do estudo dos processos de aprendizagem de conceitos acerca da classificação biológica como indicadores da capacidade cognitiva dos estudantes.

Publicado
2020-08-01