PALEONTOLOGIA NA ESCOLA: DETECÇÃO DE LACUNAS E UMA PROPOSTA DE COMPLEMENTAÇÃO AO ENSINO DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA

Paleontology in school: gaps detection and a complementation proposal for teaching biological evolution

  • Marcilene Borsonelli
  • Taissa Rodrigues[ Rodrigues
Palavras-chave: Paleontologia, Ensino, Aprendizagem, Pesquisa-Intervenção

Resumo

A Paleontologia trata do estudo dos fósseis, que são restos ou vestígios de seres vivos que se preservaram, em sua maioria, nas rochas. O ensino de Paleontologia no Ensino Básico é recomendado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), porém o tema permanece pouco abordado em sala de aula, o que, em última instância, resulta em um distanciamento entre a compreensão da evolução biológica e a sociedade. Sendo assim, épreciso buscar estratégias de aproximação entre esses conhecimentos científicos e os estudantes. Diante disso, objetivou-se detectar as áreas deficitárias na aprendizagem de Paleontologia em uma escola pública de Vitória –ES, e com base nelas, foram realizadas intervenções por meio de oficinas e uma visita ao Museu de Minerais e Rochas da UFES. Os estudantes demonstraram ter dificuldades em compreender alguns temas como a evolução das aves a partir dos dinossauros, quais são as estruturas com maiores chances de se preservar no registro fóssil, a variedade de fósseis que podem ser encontrados e se houve convívio entre humanos e a chamada megafauna de mamíferos, como retratado em filmes. Foram realizadas atividades de intervenção pedagógica nestes temas em específico, as quais contribuíram para dirimir as dúvidas. Adicionalmente, as atividades realizadas fora do ambiente formal de ensino foram uma boa alternativa para a complementação ao conhecimento, podendo ser ampliadaspara outras escolas.

Publicado
2020-08-01