DA SALA PARA A PRAIA: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO E CONSERVAÇÃO DE INVERTEBRADOS MARINHOS NUMA ESCOLA EM PANAQUATIRA, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, MA.

The room to te beach: pedagogical proposal for the teaching and conservation of marine invertebrates in a school in Panaquatira, São José de Ribamar, MA

  • Marcos Eduardo Miranda Santos
  • Kelly Fernanda Sousa Santos
  • Liliane do Socorro Almeida Alves
  • Efigênia Magda de Oliveira Moura
Palavras-chave: Educação Ambiental, Impactos ambientais, Pesquisa participante

Resumo

A praia de Panaquatira (São José de Ribamar, Maranhão) exibe grande diversidade de invertebrados marinhos em sua zona de entre marés,além de ser uma área de grande importância econômica para o município, devido aos empreendimentos aquícolas ali instalados. Embora seja considerada uma das praias mais limpas do município de São José de Ribamar e da Ilha de São Luís, tem sofrido, nos últimos anos, vários impactos de origem antrópica. Por isso, buscou-se conscientizar e sensibilizar alunos do 7º ano de uma escola publica próxima a esta praia acerca dos principais problemas ambientais presentes na mesma, fazendo-os refletir sobre a extensão desses impactos e como eles têm afetado a biodiversidade local. Para isso, realizou-se entrevista semi-estruturada, trilha interpretativa e ecogincana em ambiente formal (no espaço da escola) e em ambiente não formal (na zona de supralitoral da praia de Panaquatira). Percebeu-se que os alunos não tinham consciência dos problemas ambientais ocorrentes na praia, a não ser a presença de resíduos sólidos. Através da realização dessa proposta pedagógica foi possível sensibilizar e envolver de forma lúdica os alunos de uma escola próxima à praia de Panaquatira sobre as questões ambientais e sobre a fauna marinha ali presente.

Publicado
2020-08-01