“PENSAMENTO EM ÁRVORE” E O ENSINO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES
"Tree thinking" and the teaching of Biological Evolution: perceptions of a group of teacher.
Resumo
Este trabalho investiga as percepções de um grupo de professores sobre a inserção de uma abordagem evolutiva, baseado na sistemática filogenética e usando como modelo o ensino de zoologia. A pesquisa foi desenvolvida com docentes da educação básica de um município da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado analisado através do método de discurso do sujeito coletivo, identificando as ideias centrais das respostas dos participantes e de questões relacionadas à interpretação de filogenias. Os discursos coletivos dos indivíduos analisados mostraram que o ensino de zoologia constitui uma descrição da morfologia e fisiologia dos grupos. Embora a maior parte dos professores reconheça a importância do uso de aspectos evolutivos no ensino de zoologia, uma parcela significativa apresenta dificuldades para interpretar filogenias. O uso de uma metodologia de ensino envolvendo alguns aspectos da sistemática filogenética como a construção de filogenias, o qual poderia facilitar o processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva evolutiva,representa uma alternativa para o desenvolvimento do “pensamento em árvore” no ensino de evolução biológica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.