FLORA NATIVA NO ENSINO DE BOTÂNICA: PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO DE FRUTO

Native Flora in Botanical Education: Proposed Didactic Model of Fruit

  • Gabriela de Souza Fontes
  • Leticia Elias
  • Elisa Mitsuko Aoyama
Palavras-chave: Cactaceae, Ensino de Ciências, Recurso Didático

Resumo

O ensino de Botânica possui muitos entraves na educação atual, seja pela memorização de termos ou pelo uso do livro didático como único recurso pedagógico. O uso da flora nativa no ensino permite ao aluno a construção do pensamento crítico e a percepção do ambiente no qual está inserido. Nessa perspectiva, usar a flora nativa por meio de modelos didáticos pode ser uma metodologia a ser pensada no ensino de botânica. O objetivo do trabalho foi explorar estruturas de espécies nativas para a construção de modelo didático para o ensino de morfologia vegetal de forma contextualizada. O modelo foi elaborado utilizando frutos de Cereus fernambucesisLem. (Cactaceae), conhecido como mandacaru da praia, nas dimensões 30cmx23cmx18cm.Os materiais utilizados foram: 03 bexigas, folhas de jornal, papel tamanho A4, papel crepom rosa pink, papel crepom branco, algodão, sementesde mamão desidratada, cola branca e pincel de remate.O presente trabalho mostra que é possível a confecção de modelo didático a partir da flora nativa, enfatizando sua importância na educação. Além disso, salienta a utilizaçãodos materiais debaixo custo para que possam ser replicados com facilidade, mantendo os alunos motivados para o ensino.

Publicado
2020-07-31