ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Active methodological strategies as facilitators of learning botany in basic education
Resumo
O ensino de Botânica tem se caracterizado como tradicional,e sem a contextualização dos conceitos científicos. Nesse cenário, o professor é desafiado a adotar alternativas pedagógicas que contribuam para a construção de conhecimentos botânicos efetivos. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver estratégias metodológicas ativas como facilitadoras de aprendizagens no ensino de Botânica na Educação Básica e foi realizado entre os meses de agosto e dezembro de 2017, com alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de João Pessoa –PB. A execução das atividades foi pautada na abordagem qualitativa da pesquisa. Como estratégia metodológica optou-se pela pesquisa-ação. A obtenção de dados se deu por meio de formulários de análise pedagógica; aplicação de questionários e realização de oficinas e estudo de campo. O estudo revelou que a adoção de metodologias ativas para o ensino é uma opção pedagógica exitosa uma vez que promove o ensino contextualizado dos temas da Botânica, contribuindo para a compreensão dos conceitos básicos e odesenvolvimento de habilidades, conhecimento e valorização do cenário florístico no qual a escola se insere.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.