A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO SERTÃO NORDESTINO: NARRATIVAS DO PROJETO “BIOFOTOGRAFIA”

Photography as a tool for biology teaching in the northeastern region of brazil: narratives of a biofotography project

  • Francisca Patricia ferreira Silva
  • Raphael Alves Feitosa
Palavras-chave: Formação docente, Ensino de Ciências, Pibid

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o contributo obtido por meio do "Projeto Biofotografia" a participante bolsista, na apreciação, do contexto do sertão cearense na forma de uma narrativa que se coloca na intersecção entre a formação docente, dessa integrante do Pibid, e do ensino-aprendizagem de Biologia através de uma ferramenta artística. Apresenta-se a correlação entre aulas teóricas e práticas, senso a última com uso de fotografias. O referido projeto buscou uma articulação entre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e os estudantes da rede pública de ensino dacidade de Jaguaribe-CE pelo período de 2014 e 2015. Foram abordados conteúdos de Ecologia e Botânica, além disso técnicas de fotografia, voltadas para o bioma Caatinga e, durante as aulas de campo, os alunos puderam usar seus celulares para registrar fotos de objetos, paisagens e organismos relacionados com a temática de cada encontro. Para verificar sua eficiência, houve a aplicação de dois tipos de questionários sobre biologia a discentes que não participaram do projeto: um que possuía fotos para exemplificar as perguntas e outro apenas com as questões. Conclui-se que houve maior número de acertos nos questionários contendo as ilustrações. De forma adicional, os bolsistas consideraram, segundo registro das observações deles no andamento das atividades propostas-que o uso da fotografia concorreu positivamente para a aprendizagem. Ademais, tendo em vista os docentes da escola, na qual o projeto foi desenvolvido, expressaram em reuniões do professorado, que notaram maior envolvimento dos bolsistas no que serefere à participação ativa nas atividades escolares, principalmente aquelas relacionadas à Biologia. Isso comprova que os recursos usados na metodologia e um complexo de ações mobilizadas pelos pibidianos asseguraram o resultado positivo no processo de ensino.

Publicado
2020-07-31