PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DECIÊNCIAS EPERTENCIMENTO AMBIENTALEM ALUNOS DO 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Pedagogical practices in the teaching of sciences and environmental belonging in sixth grade students of elementary school: ways for environmental education
Resumo
Em função das grandes transformações históricas e culturais no meio ambiente, a Educação Ambiental se torna parte fundamental na sociedade, visto que há um grande desafio à formação crítica e consciente dos cidadãos sobre a questão ambiental. Nesse sentido, procurou-se investigar: como práticas pedagógicas relacionadas ao pertencimento ambiental contribuem para problematização de concepções/ideias/conceitos que os alunos possuíam sobre: lixo, poluição, desmatamento, meio ambiente, relação homem-natureza, através dos cinco sentidos? Por meio da pesquisa qualitativa, investigou-se uma metodologia de ensino com duração de4 aulas de 40 minutos, e esta foi gravada em áudio e vídeo para posterior transcrição das falas. Observou-se que nos resultados houve uma evolução no conceito de ambiente produzidos em desenhos e em debates em sala de aula. Além disso, a abordagem de ensino construtivista subsidiou aprendizagem significativa sobre os assuntos abordados,desencadeadas por práticas pedagógicas voltadas para a noçãode pertencimento ambiental.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.