PRÁTICA DE CAMPO NAS AULAS DE ECOLOGIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE ECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS

Field practice in ecology classes: an analysis from Amazonian ecosystems

  • Jean Dalmo de Oliveira Marques
  • Alexandre NicoletteSodré Oliveira
  • Lucilene da Silva Paes
Palavras-chave: Ensino de ecologia, Prática investigative, Ecossistemas amazônicos

Resumo

Este trabalho objetivou investigar as contribuições de uma atividade prática de campo, de caráter investigativo, em ecossistemas amazônicos, como mecanismo facilitador do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de ecologia ministrados nocurso de biologia. O estudo foi desenvolvido a partir da aplicação de roteiro e questionários contendo questões abertas e fechadas, baseados nas características dos ecossistemas utilizados. Os resultados obtidos demonstraram que a prática de campo representou um mecanismo facilitador para a compreensãode conteúdos de ecologia, proporcionando uma melhor abordagem interativa entre aluno e professor, oportunizando o reconhecimento de ecossistemas característicos da região, que antes não eram conhecidos pelos alunos.

Publicado
2020-05-14