DESENVOLVENDO ATIVIDADES PRÁTICO-EXPERIMENTAIS EM AULAS DE FÍSICA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO

Developing practical-experimental activities in Physical classes in the first year of high school

  • Sandra Luiza Forest
  • Paulo Vinícius Rebeque
Palavras-chave: Atividade prático-experimental, Educação problematizadora, Análise bakhtiniana

Resumo

Neste trabalho, investigamos as potencialidades de atividades prático-experimentais em aulas de Física para uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública Estadual. Para tal, partimos da emergente necessidade de superação do modelo tradicional de aulas para a disciplina da Física, pautado na memorização, e do modelo de experiências roteirizadas, para o caso do laboratório didático. Assim, nossa intervenção didática proposta para esta pesquisa foi norteada por uma concepção problematizadora da educação, centrada nos conhecimentos prévios dos estudantes e nos discursos uni e multivocal entre professores e estudantes. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma abordagem naturalista de pesquisa, de modo a reunirmos dados de natureza linguística, enunciados orais e escritos oriundos de uma situação real e concreta, para analisá-los segundo a proposta do Círculo de Bakhtin. De modo geral, nossos resultados indicam que nossa proposta didática contribuiu para o estabelecimento de uma dinâmica dialógica que despertou uma participação ativa dos estudantes. Em especial, nossas ações investigativas sobre o contexto escolar amplo e os conhecimentos prévios dos  estudantes se mostraram fundamentais para elaborarmos atividades prático-experimentais relevantes para o desenvolvimento dos conteúdos disciplinares da Física.

Publicado
2020-05-09