SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDANDO AS MICROONDAS

Computer simulations in chemistry: Studying microwaves

  • Lilian Borges Brasileiro
  • Joice Chaves Matias
Palavras-chave: Ensino de Química, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Simulação computacional, Microondas

Resumo

A literatura tem relatado dificuldades dos estudantes na elaboração conceitual de alguns fenômenos químicos, especialmente em função do uso de modelos e entidades submicroscópicas, como átomos e moléculas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido apontadas como estratégias didáticas que podem colaborar nos processos de aprendizagem de ciências e, nesse sentido, o presente trabalho apresenta a experiência de utilização de uma simulação  computacional em  aulas de Química com estudantes do ensino médio. Foi elaborada uma atividade para discutir as interações entre radiações eletromagnéticas e matéria, a partir de um problema cotidiano: como um alimento é aquecido no forno de microondas? O uso da simulação mostrou-se efetivo na melhoria da compreensão dos estudantes a respeito do fenômeno discutido e a maioria avaliou o recurso favoravelmente.

Publicado
2020-05-09