SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDANDO AS MICROONDAS
Computer simulations in chemistry: Studying microwaves
Resumo
A literatura tem relatado dificuldades dos estudantes na elaboração conceitual de alguns fenômenos químicos, especialmente em função do uso de modelos e entidades submicroscópicas, como átomos e moléculas. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm sido apontadas como estratégias didáticas que podem colaborar nos processos de aprendizagem de ciências e, nesse sentido, o presente trabalho apresenta a experiência de utilização de uma simulação computacional em aulas de Química com estudantes do ensino médio. Foi elaborada uma atividade para discutir as interações entre radiações eletromagnéticas e matéria, a partir de um problema cotidiano: como um alimento é aquecido no forno de microondas? O uso da simulação mostrou-se efetivo na melhoria da compreensão dos estudantes a respeito do fenômeno discutido e a maioria avaliou o recurso favoravelmente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.