RESSONÂNCIA EM TUBOS DE GARRAFAS “PET”: UMA OPÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA TUBOS DE KUNDT

Resonance in “Pet” bottle tubes: A low cost option for Kundt tubes

  • Claudia Santos do Nascimento Vilas Bôas
  • Moacir Pereira de Souza Filho
Palavras-chave: Aula experimental, Aprendizagem, Ressonância

Resumo

Neste artigo trouxemos três objetivos descritos por Delizoicov e Angotti para uma aula experimental (configurar conhecimentos prévios, gerar conflitos e problematizar) juntamente com uma proposta de atividade que, mediante a realização de alguns ajustes identificados como necessários, será capaz de atender aos três objetivos propostos e promover a aprendizagem do conceito de ressonância. Esta atividade utiliza um tubo de garrafa pet como opção de baixo custo para a observação do fenômeno de ressonância em um tubo de Kundt. Com a aplicação desta atividade ficou evidente que a aula experimental dá ao aluno uma motivação muito maior que a aula meramente expositiva, sendo a aula experimental capaz de sensibilizar o aluno à aprendizagem mediante a vivência do conceito a ser apreendido.

Publicado
2020-05-09