OFICINA DIDÁTICA SOBRE SEMICONDUTORES E SUAS APLICAÇÕES SOB A ESTRATÉGIA DE ABORDAGEM MULTIRREPRESENTACIONAL
Didactic workshop about semiconductors and their applications under the strategy of multiple representations approach.
Resumo
Os multimodos e múltiplas representações (MMR) apresentam-se como estratégia de ensino que visa contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base de sustentação a Teoria de Vigotski. Esta estratégia permite explorar o potencial didático da exposição do aluno a diferentes formas de representação de um mesmo conceito ou processo científico. Neste artigo apresentamos a uma proposta de oficina construída sob os pressupostos da estratégia de ensino de MMR para a abordagem de um recorte do conteúdo de Física Moderna e Contemporânea associado ao conteúdo de Semicondutores e suas aplicações na tecnologia em nível de Ensino Médio. Além de detalhar as propostas de atividades multirrepresentacionais que compõem a oficina, relatamos também o desenvolvimento da oficina em uma instituição pública de Ensino Médio do Estado do Paraná, discutindo os resultados obtidos para a construção do conhecimento científico com base no modelo na evolução conceitual observada nos estudantes participantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.