UNIDADE DIDÁTICA: A VISIBILIDADE DO OVÓCITO NO PROCESSO DE FECUNDAÇÃO HUMANA
Teaching unit: The visibility of the oocyte in the process of human fecundation
Resumo
Compreendemos gênero como uma construção histórica, social e cultural que envolve relações de poder entre homens e mulheres. A Ciência como um empreendimento humano, construída por homens e mulheres, não está imune às relações desiguais de gênero, que é culturalmente androcêntrica. Conhecimentos da Biologia podem ser influenciados pelas questões de gênero de forma acentuada, pois muitas vezes, os fatores biológicos são usados para reafirmar discriminações
e estereótipos construídos socialmente. O processo de Fecundação Humana é um exemplo, na maioria das descrições o ovócito e o corpo feminino são invisibilizados. No desenvolvimento desta pesquisa a questão proposta foi: como elaborar uma unidade didática envolvendo as questões da Natureza da Ciência e gênero na Ciência no processo de Fecundação Humana que possibilite uma noção de Ciência mais equânime? Nesta pesquisa buscamos elaborar uma unidade didática, com base nos referenciais teóricos da História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulados às epistemologias feministas da Ciência utilizando o conhecimento historicamente construído de Fecundação Humana. A unidade didática elaborada aborda de maneira explícita e reflexiva aspectos da Natureza da Ciência, principalmente aqueles que possuem um consenso na comunidade científica e que evidenciam questões de gênero na construção do conhecimento de Fecundação Humana. O objetivo é a de desconstruir visões estereotipadas dos gametas e combater situações de desigualdade e preconceito de gênero presentes na Ciência e no Ensino de Ciências e Biologia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.