AMIGOS DA ONÇA: UTILIZANDO A FIGURA DA ONÇA-PINTADA PARA DEBATER DIREITOS ANIMAIS E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Friends of the Jaguar: Using the Jaguar Figure to Discuss Animal Rights and Environmental Preservation in Early Childhood Education
Resumo
Fruto de ações desenvolvidas pela linha de pesquisa D.I.A.N. – Debates e Investigações sobre Animais e Natureza –, o presente artigo ambiciona apresentar e discutir a metodologia e os resultados obtidos ao longo de intervenção lúdico-reflexiva elaborada a partir da figura da espécie Panthera onca. O grupo D.I.A.N. destina-se a abordar, com distintas faixas-etárias, direitos animais e sustentabilidade, confeccionando e aplicando atividades que visem o fomento do pensamento
crítico, o ativismo sociocientífico (REIS, 2013) e o combate ao especismo. Um de nossos públicos são crianças de 4 a 6 anos matriculadas EMEI localizada na Zona Leste paulistana, e, com essas, realizamos atividade na qual a figura da onça-pintada foi utilizada para discutir o zoológico, o desmatamento (associado à pecuária) e os biomas nacionais, abordando preservação e direitos animais. A atividade foi aplicada em duas turmas de aproximadamente 30 crianças cada e os resultados nos demonstram que essa auxiliou na compreensão, por parte das crianças, dos problemas éticos referentes ao encarceramento de animais e das complicações ambientais acarretadas pelo desmatamento. Majoritariamente, as crianças se posicionaram favoráveis à liberdade das onças e contrárias à caça e destruição das matas, sendo capazes de argumentar sobre seus pontos de vistas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.