O ESTUDO DA DESCONTINUIDADE DA MATÉRIA E DA CONSERVAÇÃO DAS PROPRIEDADES NÃO OBSERVÁVEIS: CAMINHOS TRAÇADOS POR ESTUDANTES INGRESSANTES DO ENSINO MÉDIO
The study of discontinuity of matter and the conservation of non-observable properties: pathways built by junior high school students
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo a análise das mudanças conceituais realizadas por um grupo de estudantes, ingressantes do Ensino Médio, ao participarem de atividades organizadas para o estudo da descontinuidade da matéria e da conservação das propriedades não observáveis nas transformações, considerando distintas formas de representação, durante as aulas de química. Como estratégia metodológica, foi realizado um estudo de caso, com análise de conteúdo dos resultados. Os resultados mostram que a construção de conhecimentos perpassou desde a elaboração de modelos com distintos níveis de complexidade, que coexistem e são mobilizados de acordo com as problematizações propostas, estruturando-se como uma mistura de ideias entre teorias implícitas e teorias científicas, até a explicitação de teorias organizadas a partir dos modelos científicos abordados com o grupo de estudantes durante as aulas de química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.