POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PROBLEMATIZADA PARA DISCUTIR CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Potentialities of Problematized Quantum Computing to Discuss Science, Technology and Society
Resumo
Esse artigo trata de uma pesquisa inicial que visa investigar as potencialidades da computação quântica no Ensino Médio para discutir as complexas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para esse intento, lançamos mão de uma sequência didática estruturada de acordo com os Três Momentos, baseada na filosofia educacional freireana, para problematizar o computador quântico. Essa sequência didática foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de questionários e uma gravação em vídeo, submetidos à análise de conteúdo. Com essa pesquisa inicial pudemos inferir que: i)a problematização do computador quântico pode auxiliar no entendimento de conceitos técnicos e científicos, fornecendo condições para participação pública; ii) pode gerar possibilidades de mitigar visões ingenuamente otimistas das inovações tecnocientíficas eiii) permite levar discussões quenão se limitam aos impactos da pós-produção, reivindicando participação na definição da agenda de pesquisa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.