POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PROBLEMATIZADA PARA DISCUTIR CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Potentialities of Problematized Quantum Computing to Discuss Science, Technology and Society

  • Andiara Pereira dos Santos Cardoso
  • Paulo Celso Ferrari
  • Norton Gomes de Almeida
Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Computação Quântica, Três Momentos Pedagógicos

Resumo

Esse artigo trata de uma pesquisa inicial que visa investigar as potencialidades da computação quântica no Ensino Médio para discutir as complexas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para esse intento, lançamos mão de uma sequência didática estruturada de acordo com os Três Momentos, baseada na filosofia educacional freireana, para problematizar o computador quântico. Essa sequência didática foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública. Os dados foram obtidos por meio de questionários e uma gravação em vídeo, submetidos à análise de conteúdo. Com essa pesquisa inicial pudemos inferir que: i)a problematização do computador quântico pode auxiliar no entendimento de conceitos técnicos e científicos, fornecendo condições para participação pública; ii) pode gerar possibilidades de mitigar visões ingenuamente otimistas das inovações tecnocientíficas eiii) permite levar discussões quenão se limitam aos impactos da pós-produção, reivindicando participação na definição da agenda de pesquisa.

Publicado
2020-02-10