O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PROBLEMATIZANDO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA OFICINA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
The teaching of science through inquiry in the initial years of elementary school: problematizing the development of investigative activities in a workshop in an undergraduate pedagogy course.
Resumo
Neste trabalho apresentamos uma análise dos desafios encontrados por estudantes de pedagogia da UFES para o desenvolvimento de atividades investigativas para o ensino de ciências nos anos iniciais. Para tanto, foi realizada uma oficina em duas aulas da disciplina de Ciências Naturais do curso. Na primeira aula foram desenvolvidas quatro atividades investigativas com os estudantes, seguido de uma apresentação formal da abordagem. Na segunda, os alunos dividiram-se em grupos para elaborarem suas propostas de atividades investigativas, que posteriormente foram socializadas. Durante toda a oficina foram produzidas narrativas que foram coletadas por áudios e analisadas por meio da análise textual discursiva. Os resultados evidenciam os desafios encontrados pelos licenciandos em Pedagogia ao elaborarem suas propostas, como a elaboração e reconhecimento de um problema autêntico e em conceber o ensino por investigação em contra ponto ao ensino diretivo, marcante em suas trajetórias escolares. Outro desafio foi ressignificar os papéis de professor e aluno na abordagem investigativa, além da necessidade de um domínio conceitual mínimo para a condução da investigação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.