CALOUROS DO BACHARELADO E DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFES: DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS, DIFICULDADES E RESILIÊNCIA –UM ESTUDO DE CASO
Freshmen of Researcher and Educator Modalities in the Physics Course of UFES: Differences, Similarities, Difficulties and Resilience -A Case Study
Resumo
Até 2008asduas modalidades docurso de Física da UFES, Bacharelado e Licenciatura,eram diurnos, predominantemente vespertinos e com duração de 4 anos. A reforma curricular de 2008, provocou a separação física e curricular das duas modalidades, o que gerou diversas consequências importantes, dentre as quais a depreciação da licenciatura, comparada ao bacharelado.Mas será que essa visão diferenciada encontra sustentação quando esses alunos são analisados em plena atividade estudantil de forma controlada e com mais proximidade do professor?Para responder a esta pergunta, utilizamos o estudo de caso em que foram realizados dois minicursos (MC), um para os alunos da Licenciatura e outro para os do Bacharelado.Os resultados foram analisados em termos das notas auferidas nas provas de Física I em decorrência da aprendizagem obtida no MC.Nossa conclusão final é que, embora as condições de estudo e o isolamento físico entre licenciandos e bacharelandos sejam fatores de depreciação do curso de Licenciatura em Física da UFES, a comparação geral entre os dois cursos mostrou superioridade acadêmica da Licenciatura em relação ao Bacharelado nos dois primeiros semestres de aulas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.