CALOUROS DO BACHARELADO E DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UFES: DIFERENÇAS, SEMELHANÇAS, DIFICULDADES E RESILIÊNCIA –UM ESTUDO DE CASO

Freshmen of Researcher and Educator Modalities in the Physics Course of UFES: Differences, Similarities, Difficulties and Resilience -A Case Study

  • Anderson Coser Gaudio
  • Mauricio Pietrocola
Palavras-chave: resolução de problemas de Física, licenciatura e bacharelado em Física, minicurso, problemas de lápis-e-papel, questões conceituais

Resumo

Até 2008asduas modalidades docurso de Física da UFES, Bacharelado e Licenciatura,eram diurnos, predominantemente vespertinos e com duração de 4 anos. A reforma curricular de 2008, provocou a separação física e curricular das duas modalidades, o que gerou diversas consequências importantes, dentre as quais a depreciação da licenciatura, comparada ao bacharelado.Mas será que essa visão diferenciada encontra sustentação quando esses alunos são analisados em plena atividade estudantil de forma controlada e com mais proximidade do professor?Para responder a esta pergunta, utilizamos o estudo de caso em que foram realizados dois minicursos (MC), um para os alunos da Licenciatura e outro para os do Bacharelado.Os resultados foram analisados em termos das notas auferidas nas provas de Física I em decorrência da aprendizagem obtida no MC.Nossa conclusão final é que, embora as condições de estudo e o isolamento físico entre licenciandos e bacharelandos sejam fatores de depreciação do curso de Licenciatura em Física da UFES, a comparação geral entre os dois cursos mostrou superioridade acadêmica da Licenciatura em relação ao Bacharelado nos dois primeiros semestres de aulas.

Publicado
2020-02-10