A INTERFERÊNCIA DA URBANIZAÇÃO NA SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES DE FORMIGAS: UMA EXPERIÊNCIA COM PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

The Urbanization Interference in Ant Species Survivor: An Experience with Research in Science Teaching

  • Carlos José Monteiro Ribeiro
  • Andrela Garibaldi Loureiro Parente
Palavras-chave: clube de ciências, ensino de ciências, professor-pesquisador

Resumo

A inserção da pesquisa na formação de professores é apontada como fundamental para a melhoria das práticas pedagógicas. Esse artigo trata de duas dimensões de pesquisa, a que o professor pode desenvolver em conjunto com os estudantes e aquela resultante da sistematização e análise de sua prática. Apresentamos e discutimos as contribuições do processo inerente ao desenvolvimento da pesquisa nas duas dimensões resultantes da experiência docente no CCIUFPA. A pesquisa envolveu um grupo de estudantes que cursavam 3ª e 4ª séries do ensino fundamental, com a faixa etária de 9 a 13 anos, na sua maioria proveniente de escolas públicas de bairros nos arredores da UFPA. Recorremos à pesquisa narrativa, uma vez que nos permite utilizar, como fonte de estudo, o processo vivido pelos envolvidos em uma situação, como a de ensino. A análise das trajetórias reconstruídas no processo nos permitiu discutir sobre: a importância de conhecer a relevância do estudo desenvolvido, a reorganização da atividade a partir da aproximação com o objeto de estudo, os desenhos como materiais de aproximação do pensamento dos estudantes e a reorientação da pesquisa a partir das limitações percebidas.

Publicado
2006-12-14