UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM AQUISIÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS NO LABORATÓRIO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
A didactical experiment with automatically data acquisition in Physics Lab high school
Resumo
Cinco montagens experimentais em que o microcomputador é usado como instrumento de medida no laboratório didático de Física foram projetadas, desenvolvidas e aplicadas em sala de aula. As atividades, do tipo semi-aberto, enfatizam o processo de medida, de modo que os alunos têm a oportunidade de explorar, testar e discutir desde o uso de sensores nos sistemas de detecção, à conversão analógica/digital, passando pelos softwares. Os tópicos abordados são sensores, medidas de tempo, e ondas mecânicas transversais (em cordas) e longitudinais (sonoras). Neste trabalho relatamos uma experiência didática realizada em turmas de ensino médio e tecnológico do UNED/Sapucaia do Sul do CEFET/RS e no Curso de Extensão “Física para o Ensino Médio II”, do Instituto de Física da UFRGS.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.