UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TEMAS DE SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: PUBERDADE E ADOLESCÊNCIA
A didatic sequence for teaching subjects of sexuality in elementary School: puberty and adolescence
Resumo
Neste artigo discorremos sobre a elaboração, o desenvolvimento e a análise de uma sequência didática sobre sexualidade e afetividade, voltada para estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Sua criação se baseia numa metodologia pluralista apresentando estratégias e amplificadores culturais cuja função é auxiliar o professor no tratamento do tema, além de promover reflexão e diálogo com os alunos, despertando o senso crítico e a interpretação dos conceitos científicos sugeridos. Para efetuar as atividades contamos com a participação de 16 alunos de um sexto ano e a professora efetiva dessa turma. Os materiais produzidos, juntamente com os discursos transcritos das gravações coletadas durante a realização de cada atividade foram submetidos a uma análise microgenética. Buscamos examinar nessa coleta:como os alunos interagiram com os diferentes instrumentos pedagógicos utilizados, como se deu o processo de compreensão dos conceitos abordados e como as estratégias da professora mediaram o processo de ensino. Apresentamos neste texto os resultados de uma atividade específica da sequência didática que trata sobre: Sexualidade e Direitos Sexuais. A análise realizada nos permitiu compreender como ocorreram as interações entre a professora/alunos e também entre alunos/alunos, além de apontar a importância dacomunicação para a reflexão e compreensão do tema. Também foi possível analisar como os amplificadores culturais utilizados proporcionaram envolvimento, cooperação e mediação favorecendo o aprendizado.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.