A SALA DE AULA INVERTIDA (FLIPPED CLASSROOM) E AS POSSIBILIDADES DE USO DA PLATAFORMA PROFESSOR ONLINE NO DOMÍNIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ
The Flipped Classroom and the Possibilities of Use of the Online Professor Platform in the Domain of the State Public Schools of Ceará
Resumo
Os métodos de ensino ativo que visam promover o engajamento e a consequente autonomia dos alunos tem ganhado força com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) que facilitam a personalização e dinamizam o conteúdo. Nessa perspectiva, o presente artigo analisa as possibilidades do uso da plataforma Professor Online (PO), de domínio das Escolas Públicas Estaduais do Ceará, como ferramenta de aporte para implantação da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI). Para tanto, apresentaa metodologiaativa SAI e o ambiente virtual PO, expondo os recursos disponíveis nesse ambiente virtual que podem contribuir na inversão da sala de aula. Adiante, analisam-se os dados obtidos, por meio de entrevista, sobrea percepção dos professores acerca daPO e da metodologia ativa SAI.Os dados mostram que os professores entrevistados, embora identifiquem traços familiares com suas práticas docentes, desconhecem a metodologia ativa SAI e não utilizam todo potencial do ambiente virtual PO como ferramenta facilitadora do ensino.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.