A NATUREZA DA CIÊNCIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA DESENVOLVIDA EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
The Nature of Science and initial teacher training: analysing a didactic proposal developed in a Bachelor of Education degree (BEd) in Physics
Resumo
Este artigo apresenta a análise de um relato de experiência que descreve uma dinâmica sobre Natureza da Ciência,dinâmica esta desenvolvida em um curso de Licenciatura em Física de uma Instituição de Ensino Superior pública,localizada no estado de Minas Gerais. A atividade buscou discutir questões relativas à Natureza da Ciência por meio da problematização de algumas visões equivocadas, frequentemente associadas à produção do conhecimento científico. Envolveu 24 discentes e foi desenvolvida em dois encontros de uma disciplina do referido curso. Baseadas nas observações realizadas, ao longo do texto são apresentadas algumas reflexões que indicam a potencialidade dessa atividade para a promoção de momentos de interação e de reflexão conjunta sobre aspectos relacionados ao trabalho científico, evidenciando a necessidade de quediscussões semelhantes sejam promovidas nos cursos de formação inicial de professores.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.