CONTEXTUALIZAÇÃO COMO PRINCÍPIO PARA O ENSINO DEQUÍMICA NO ÂMBITODE UM CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR
CONTEXTUALIZATION AS A PRINCIPLE FOR THE TEACHING OF CHEMISTRY IN THE PURVIEWOF A POPULAR EDUCATION COURSE
Resumo
O presente artigo,um recorte de uma dissertaçãoem um curso de MestradoProfissional, trata sobre a proposição e análise de uma intervenção pedagógica em um curso de Educação Popular preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, considerando a contextualização dos conteúdos químicos tratados com ênfases no fenômeno, na representação e na teorização (MORTIMER, MACHADO, ROMANELLI, 1999). No projeto de ensino intitulado“Química e o Cotidiano no Contexto de um Curso de Educação Popular”, foram desenvolvidas 10 atividades em 30 aulas, sendo os registros feitos em diário de bordo. Ao final do projeto foi aplicado aos estudantes um questionário para que se manifestassem sobre suas expectativas com o curso em relação ao que poderia ter atendido suas necessidades.Os resultados apontam que os estudantes procuram o curso por apresentarem lacunas comrelação aos conhecimentos do ensino médio, buscando recuperar o “não aprendido” no que diz respeito a conteúdos e conceitos de Química, quanto ao projeto, a avaliação foi de que o trabalho com os conteúdos de forma contextualizada, fez com que os alunos tivessem maior interesse e envolvimento com as atividades, em relação ao ensino não contextualizado que normalmente é realizado em cursos preparatórios.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.