AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAEM QUÍMICA ATRAVÉS DODIAGRAMAVÊ DE GOWIN
Meaningful Learning Evaluation on Chemistry by Gowin V Diagram
Resumo
O objetivo é avaliar através de uma adaptação dos domínios do diagrama epistemológico “Vê de Gowin” a aprendizagem significativa de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Macapá-AP. Um questionário foi aplicado a 16 alunos a fim de identificar suas concepções prévias sobre o tema proteínas. Essas informações orientaram a formulação de uma intervenção pedagógica com proposta baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Ao final da intervenção, foi realizado um experimento de identificação de Proteínas através da reação de Biureto usando materiais alternativos, seguido do questionário de avaliação da aprendizagem significativa adaptado do “Vê de Gowin”, e um questionário pós-intervenção. Os resultados demonstraram que os alunos alcançaram um rendimento de 74%, comum p-valor de 0.0007, e foram capazes de construir em suas respostas diálogos interdisciplinares e contextualizados, contribuindo na melhoria da aprendizagem em Química.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.