RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A TEMÁTICA “ANIMAIS DA FLORESTA” NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRUTURADA NOS 3MP E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Report of a didactic sequence to address the theme “Animals of the Forest” in Early Childhood Education structured in 3PM and use of digital technologies
Resumo
O texto relata uma experiência pedagógica envolvendo a estruturação e aplicação de uma sequência didática para discutir o tema “Animais da Floresta” com crianças da Educação Infantil, mediada pelo uso de recursos tecnológicos digitais. O referencial didático da sequência elaborada é identificado com a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos a partir da obra de Delizoicov e Angotti (1990) e toma como foco central discutir conhecimentos científicos. O estudo aqui apresentado faz parte de uma investigação mais ampla em que se analisam as diferentes aprendizagens oportunizadas por essa sequência didática. Todavia, nesse momento o recorte está em relatar a elaboração e aplicação da sequência didática, apresentado discussões relacionada a sua operacionalidade, viabilidade e pertinência frente a uma turma de Pré-escola de uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado do relatado temos a identificação de que os estudantes se envolveram com o tema, os recursos utilizados se revelaram apropriados e pertinentes e a estruturação didática pode ser considerada como favorecedora em termos de oportunizar o envolvimento das crianças com o conhecimento em discussão.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.