RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR A TEMÁTICA “ANIMAIS DA FLORESTA” NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTRUTURADA NOS 3MP E USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Report of a didactic sequence to address the theme “Animals of the Forest” in Early Childhood Education structured in 3PM and use of digital technologies

Palavras-chave: educação infantil, intervenção didática, ensino de ciências

Resumo

O texto relata uma experiência pedagógica envolvendo a estruturação e aplicação de uma sequência didática para discutir o tema “Animais da Floresta” com crianças da Educação Infantil, mediada pelo uso de recursos tecnológicos digitais. O referencial didático da sequência elaborada é identificado com a abordagem dos Três Momentos Pedagógicos a partir da obra de Delizoicov e Angotti (1990) e toma como foco central discutir conhecimentos científicos. O estudo aqui apresentado faz parte de uma investigação mais ampla em que se analisam as diferentes aprendizagens oportunizadas por essa sequência didática. Todavia, nesse momento o recorte está em relatar a elaboração e aplicação da sequência didática, apresentado discussões relacionada a sua operacionalidade, viabilidade e pertinência frente a uma turma de Pré-escola de uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul. Como resultado do relatado temos a identificação de que os estudantes se envolveram com o tema, os recursos utilizados se revelaram apropriados e pertinentes e a estruturação didática pode ser considerada como favorecedora em termos de oportunizar o envolvimento das crianças com o conhecimento em discussão.  

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Rocha, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. 

Especialista em Ciências da Natureza e suas tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul Rio-Grandense-Campus Passo fundo - IFSUL 

Especialista em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação

Professora na rede Pública e Privada na cidade de Marau/RS.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorado na Universidad de Burgos - Espanha

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Física-L

Universidade de Passo Fundo

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS)

Mestre em Ensino de Física (UFRGS)

Licenciatura em Matemática (UPF)

Licenciatura em Física (UFSM)

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Professora do Curso de Física-L

Universidade de Passo Fundo

Publicado
2023-04-22