APRENDIZAGEM BASEADA EM CASOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS SOBRE A MATRIZ ELÉTRICA AMAZÔNICA E FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS
Case-Based Learning: A teaching proposal with a CTS focus on the Amazon electrical matriz and alternative energy sources
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar os resultados da implementação de uma proposta didática utilizando a Aprendizagem Baseada em Casos com estudantes de ensino médio. O uso de casos no ensino de Física possibilita que o aluno tome algum posicionamento durante a abordagem, desenvolvendo assim seu senso crítico e habilidades argumentativas. O caso proposto envolve a problemática do uso de fontes alternativas para geração de energia elétrica em comunidades distantes de grandes cidades na região Amazônica brasileira. A proposta se baseia no enfoque CTS, com grande relevância social e ambiental, e busca motivar os alunos para estudarem a matriz energética Amazônica e a viabilidade do uso de fontes renováveis de energia neste contexto. Inicia-se com a apresentação do caso, em torno do qual é realizado um estudo em equipe, orientado pela mediadora, finalizando com um debate. Durante a implementação, a sala de aula foi dividida em equipes, que ficaram encarregadas de defender uma fonte de energia específica. Como preparação para o debate, foi estudada a estrutura geral do ciclo argumentativo, habilitando os alunos a defenderem seus pontos de vista, com base em argumentos lógicos e justificativas científicas e sociais sobre a melhor opção energética para a região. Também foram trabalhadas habilidades envolvendo a pesquisa e produção de textos. Foi estimulada a habilidade artística por meio da produção de infográficos de apoio. Os materiais produzidos pelos grupos e os áudios do debate foram coletados e sua análise foi realizada com o uso de rubricas de avaliação. Como resultado, observou-se que os estudantes conseguiram compreender a proposta e desenvolver o ciclo argumentativo, mostrando-se capazes de argumentar cientificamente, trazendo para o debate diferentes pontos de vista, bem como assimilando conceitos científicos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.