AVALIAÇÃO DE PROPOSTAS DE EXPERIMENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Evaluation of Science Experimentation Proposals in Textbooks of Elementary Public Schools
Resumo
Este trabalho caracterizou propostas de experimentaçãoem livros didáticos de ciências utilizados em escolas públicas de ensino fundamental –séries finais -do município de Codó-MA. Efetuou-se levantamento acercadas escolas na área urbana, bem como das coleções utilizadas nestas escolas para o ensino de ciências. Selecionou-se o livro do nono ano para avaliação de experimentos, que foram catalogados e classificados. O livroapresentou uma gama de experimentos queforam classificados como fáceis e exequíveis pelos professores, com materiais de fácil acesso, tendo a contextualização e a relação teoria e prática como objeto de desenvolvimento de competências por experimentação.Posteriormente foram investigadas as concepções dos professores acerca das propostas de experimentação, bem como da intenção didática de aplicabilidade do experimento. Na sequência, os principais experimentos indicados pelos professoresforam testados e opinados por licenciandos dosúltimos períodosdo curso de ciências naturais.Esses apontaram que os experimentos precisam de regulações, mas que não comprometem a prática efetiva.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.