A POTENCIALIDADE DO USO DE RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS
The potential of the use of imagistic resources in chemistry teaching for the deaf
Resumo
No ensino de Química é comum observarmos dificuldades na compreensão de conhecimentos científicos e esse cenário se intensifica quando o público-alvo possui especificidades linguísticas, como a do aluno surdo. Nesse contexto, a pesquisa buscou avaliar as contribuições da utilização de recursos imagéticos no processo de ensino e aprendizagem de Química dos surdos explorando a memória especificamente visual desse público. O caminho metodológico escolhido apresenta elementos da Pesquisa Participante (PP) que norteou a elaboração de Intervenções Pedagógicas (IP) que versaram sobre a temática ‘Saúde e Alimentos’. Nossos resultados permitiram demonstrar que a utilização dos recursos imagéticos favorece a melhor apreensão de conceitos científicos possibilitando a melhor compreensão de conhecimentos químicos durante o processo de ensino e aprendizagem dos surdos, além de identificar aspectos que, segundo a professora efetiva e bilíngue, devem ser observados em sala de aula de surdos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.