A POTENCIALIDADE DO USO DE RECURSOS IMAGÉTICOS NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS

The potential of the use of imagistic resources in chemistry teaching for the deaf

  • Débora Cristina Aguiar Chaves Paiva
  • Maria Osanete Maciel de Oliveira
  • Luiz Gustavo Gomes Rezende
  • Thays Colettes de Carvalho
  • Lidiane de Lemos Soares Pereira
  • Anna Maria Canavarro Benite
  • CLAUDIO ROBERTO MACHADO BENITE UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Palavras-chave: Imagética, Surdo, Libras, Ciências, Química

Resumo

No ensino de Química é comum observarmos dificuldades na compreensão de conhecimentos científicos e esse cenário se intensifica quando o público-alvo possui especificidades linguísticas, como a do aluno surdo. Nesse contexto, a pesquisa buscou avaliar as contribuições da utilização de recursos imagéticos no processo de ensino e aprendizagem de Química dos surdos explorando a memória especificamente visual desse público. O caminho metodológico escolhido apresenta elementos da Pesquisa Participante (PP) que norteou a elaboração de Intervenções Pedagógicas (IP) que versaram sobre a temática ‘Saúde e Alimentos’. Nossos resultados permitiram demonstrar que a utilização dos recursos imagéticos favorece a melhor apreensão de conceitos científicos possibilitando a melhor compreensão de conhecimentos químicos durante o processo de ensino e aprendizagem dos surdos, além de identificar aspectos que, segundo a professora efetiva e bilíngue, devem ser observados em sala de aula de surdos.

Publicado
2023-04-22