ESTRATÉGIA DE ENSINO PHILLIPS 66 NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Phillips 66 Teaching Strategy in Physics Teaching on High School

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Educação Básica, Ensino de Física, Experimentação, Física Clássica

Resumo

Objetiva-se analisar a Estratégia de Ensino Phillips 66 (EEP66) no ensino de Física nos anos finais da Educação Básica, e para isso, utilizou-se desta estratégia em três Turmas Experimentais (TE), comparando-a com outras três Turmas Controles (TC) em uma escola pública do município de Sinop/MT, entre novembro e dezembro de 2019. Nas TC foi empregada a Estratégia de Ensino Expositiva Dialogada (EEED), e comparada com a EEP66 por meio de um Teste de Ganho Normatizado (TGN). Além disso, nas TE foi realizada uma entrevista com dez discentes e analisados os Itens de Anastasiou e Alves, sendo eles: envolvimento dos membros do grupo, participação conforme os papéis estabelecidos, pertinência das questões elaboradas e o processo de autoavaliação dos participantes. A experimentação foi realizada em todas as turmas, no qual nas TC o professor pesquisador é quem as realizava, e nas TE eram os grupos de alunos. Quanto aos resultados, o TGN mostrou a efetividade da EEP66 frente à EEED; os itens de Anastasiou e Alves mostraram-se satisfatórios; e a entrevista evidenciou a contribuição de Phillips 66 no aprendizado dos estudantes. Portanto, conclui-se que a EEP66 se apresenta como uma potente metodologia no ensino de Física, tornando a aprendizagem potencialmente significativa.

Biografia do Autor

Wellinton Angi Valin, Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Sinop/Colégio Marista Santo Antônio

Graduado em Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. Desenvolveu, por dois anos, pesquisas em Teoria dos Jogos no âmbito da Iniciação Científica, sendo o último ano como bolsista em um projeto PIBIC (Fonte pagadora: FAPEMAT) com a temática Teoria dos Jogos para a Educação Básica, vinculado ao projeto de pesquisa Modelagem Matemática para Educação Básica e Formação de Professores. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop.

Jean Reinildes Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Atualmente é coordenador do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop e Professor Adjunto III. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (UFMT - Sinop). Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em Micrometeorologia, Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais, e na área da Educação, em Ensino de Ciências/Física, Educação Ambiental e Formação de Professores.

Publicado
2023-04-22