ESTRATÉGIA DE ENSINO PHILLIPS 66 NO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Phillips 66 Teaching Strategy in Physics Teaching on High School
Resumo
Objetiva-se analisar a Estratégia de Ensino Phillips 66 (EEP66) no ensino de Física nos anos finais da Educação Básica, e para isso, utilizou-se desta estratégia em três Turmas Experimentais (TE), comparando-a com outras três Turmas Controles (TC) em uma escola pública do município de Sinop/MT, entre novembro e dezembro de 2019. Nas TC foi empregada a Estratégia de Ensino Expositiva Dialogada (EEED), e comparada com a EEP66 por meio de um Teste de Ganho Normatizado (TGN). Além disso, nas TE foi realizada uma entrevista com dez discentes e analisados os Itens de Anastasiou e Alves, sendo eles: envolvimento dos membros do grupo, participação conforme os papéis estabelecidos, pertinência das questões elaboradas e o processo de autoavaliação dos participantes. A experimentação foi realizada em todas as turmas, no qual nas TC o professor pesquisador é quem as realizava, e nas TE eram os grupos de alunos. Quanto aos resultados, o TGN mostrou a efetividade da EEP66 frente à EEED; os itens de Anastasiou e Alves mostraram-se satisfatórios; e a entrevista evidenciou a contribuição de Phillips 66 no aprendizado dos estudantes. Portanto, conclui-se que a EEP66 se apresenta como uma potente metodologia no ensino de Física, tornando a aprendizagem potencialmente significativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.