O ARCO-ÍRIS NO COPO: APRENDENDO SOLUÇÕES POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Rainbow in a cup: Learning About Solutions Through Inquiry-Based Learning
Resumo
A Química é um dos componentes curriculares da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e o estudo das Soluções está previsto dentro deste componente para a 2ª série do Ensino Médio conforme o Referencial Curricular do Estado do Paraná, utilizado nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O Ensino por Investigação se caracteriza por uma abordagem metodológica que pode desenvolver o conhecimento científico, tendo o problema como ponto de partida. Neste artigo analisaremos as dificuldades e as potencialidades do uso dessa abordagem metodológica mediante o uso de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A SEI intitulada “Problema do Arco-íris no copo, ensino de Soluções” foi aplicada em uma turma com 36 estudantes, da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola pública do estado do Paraná. As principais dificuldades encontradas na aplicação da SEI foram desde a precipitação dos estudantes em manipular o material experimental, resolver rapidamente o problema sem discutir ou elaborar um plano para sua execução, bem como o número de estudantes da turma em questão. Entre as potencialidades estão a motivação dos estudantes em solucionar o problema proposto, a possibilidade de trabalhar em equipe e ainda manipular materiais diferentes das aulas tradicionais.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.