MODELOS ANALÓGICOS UTILIZADOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA NO ENSINO DA ISOMERIA (3D)
Analog Models Used by Teachers of Chemistry in the Teaching of Isomery (3d)
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar o modo como um grupo de três professores de Química de uma instituição federal de ensino ministrou um conteúdo de natureza bastante abstrata, a isomeria (3D). A análise envolveu a determinação dos modelos de ensino por meio da utilização de analogias, usadas pelos professores. As aulas foram observadas por meio da filmagem por um agente terceiro e posteriormente foram transcritas. Para análise de dados, fundamentou-se na metodologia de uso racional das analogias conhecida como Teaching With Analogies (TWA). Os resultados indicaram que os professores fazem uso de três tipos de modelos analógicos: o concreto, o operacional e o modelo com múltiplas analogias sendo que os professores utilizam os modelos de uma forma espontânea, não crítica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.