ABORDAGEM CTS E INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES

STS approach and inclusion of learners with intellectual disabilities: researching approaches

Palavras-chave: Ensino de ciências; Abordagem CTS; Deficiência Intelectual.

Resumo

O estudo investiga as aproximações da abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com uma proposta de ensino de Ciências para educandos com Deficiência Intelectual (DI)1, visando conhecer e analisar as potencialidades e as limitações da abordagem nesse contexto educativo. Os procedimentos metodológicos adotados foram práticas de ensino e processos de aprendizagem de Ciências realizadas no Atendimento Educacional Especializado de uma instituição especializada no Estado do Pará. As práticas foram sistematizadas em três etapas: 1. apresentação do tema e investigação do conhecimento cotidiano do educando; 2. interação direta com o tema; 3. elaboração e socialização sobre o tema. A análise indicou que existem vários pontos de convergência entre as duas abordagens: a interdisciplinaridade; a contextualização; a diversificação de práticas metodológicas; a ênfase em valores éticos e morais; a reflexão; a discussão dos temas; o aprendizado colaborativo. Para desenvolver aspectos, como: a criticidade, a autonomia e a tomada de decisão, constatou-se a necessidade de um tempo maior de trabalho conjunto, visto que as próprias singularidades da deficiência exigem um esforço, a longo prazo, de todos envolvidos nas práticas de ensino e nos processos de aprendizagem para a superação das dificuldades encontradas. 

Biografia do Autor

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará

É licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Titular da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde compôs o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia.

Wanderléia Azevedo Medeiros Leitão, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará (1995). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal do Pará (1997). Especialização em Educação Infantil pela Universidade do Estado do Pará (1998). Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2002). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2006) e Pós - Doutorado em Educação pelo Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará - IEMCI (2016). Professora Titular da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Educação Básica, na Educação Superior e na Pós-Graduação. Desenvolve pesquisas sobre Ludicidade, Educação do Campo, Formação de Professores, Alfabetização e Letramento, Educação Infantil e Educação Inclusiva no Contexto da Escola Regular. É Coordenadora do Grupo de Estudo, Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Inclusiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - GEPEEI/EA-UFPA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Inclusão - Ruaké, do Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas -GEPAPPI/UFPA. Atuou na Rede de Pesquisa sobre Educação Especial no Estado do Pará, da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisa e Educação do Campo da Amazônia - GEPERUAZ/ICED/UFPA. Foi Formadora do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - IEMCI/UFPA/MEC. É membro da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALF, na qual atuou como Representante da Região Norte, na Condição de Suplente, no período de 2012 a 2019.

Publicado
2023-04-22