ABORDAGEM CTS E INCLUSÃO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: INVESTIGANDO APROXIMAÇÕES
STS approach and inclusion of learners with intellectual disabilities: researching approaches
Resumo
O estudo investiga as aproximações da abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) com uma proposta de ensino de Ciências para educandos com Deficiência Intelectual (DI)1, visando conhecer e analisar as potencialidades e as limitações da abordagem nesse contexto educativo. Os procedimentos metodológicos adotados foram práticas de ensino e processos de aprendizagem de Ciências realizadas no Atendimento Educacional Especializado de uma instituição especializada no Estado do Pará. As práticas foram sistematizadas em três etapas: 1. apresentação do tema e investigação do conhecimento cotidiano do educando; 2. interação direta com o tema; 3. elaboração e socialização sobre o tema. A análise indicou que existem vários pontos de convergência entre as duas abordagens: a interdisciplinaridade; a contextualização; a diversificação de práticas metodológicas; a ênfase em valores éticos e morais; a reflexão; a discussão dos temas; o aprendizado colaborativo. Para desenvolver aspectos, como: a criticidade, a autonomia e a tomada de decisão, constatou-se a necessidade de um tempo maior de trabalho conjunto, visto que as próprias singularidades da deficiência exigem um esforço, a longo prazo, de todos envolvidos nas práticas de ensino e nos processos de aprendizagem para a superação das dificuldades encontradas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.