ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA VOLTADA À EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS: O CASO DA CÂMARA ESCURA

Study of a pedagogical strategy aimed at exploring scientific concepts: the case of the pin hole camera

  • Suzana França de Oliveira
  • Odilon Giovannini
  • Francisco Catelli Universidade de Caxias do Sul
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Ensino de Física, Propagação retilínea da luz, Câmara escura

Resumo

A propagação retilínea da luz é a base para uma atividade exploratória, proposta a partir de premissas pedagógicas emanadas em especial da Teoria da Aprendizagem Significativa. É dada ênfase à exploração, em detrimento da demonstração. As etapas da exploração iniciam com a descrição da construção de uma câmara escura, feita a partir de materiais alternativos. Em seguida, são coletadas as percepções prévias dos estudantes por meio de uma adaptação simplificada do teste de enunciação livre de palavras. Imagens obtidas com a câmara escura são então apresentadas aos estudantes, que são instados a formularem, de forma livre, perguntas. O professor escolhe em seguida uma dessas perguntas (porque a imagem inverte, por exemplo) e propõe aos estudantes um traçado de raios, com papel quadriculado, lápis, régua. Outras perguntas podem ser exploradas de modo gradual, com a possibilidade quase invariável de teste empírico. Os resultados dessa atividade exploratória apontam para a possibilidade efetiva de retorno às palavras enunciadas pelos estudantes, dessa vez num sentido ampliado, atribuindo significado, significado esse que pode ser percebido nos mapas conceituais elaborados pelos estudantes ao final. Como meio de alertar os estudantes acerca da falsa conjetura pela qual a propagação retilínea “funciona sempre”, uma exploração com fenda simples e uma fonte de luz (vela) é apresentada.

Publicado
2023-04-22