ANÁLISE DO FORMALDEÍDO PRESENTE EM ALISANTES CAPILARES: DESIGN E USO DE OBJETO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA DA AÇÃO MEDIADA
Analysis of formaldehyde in hair straighteners: design and use of virtual learning object as a tool of mediated action
Resumo
Pautados no “Alisamento capilar”, essa investigação objetivou analisar as contribuições de um Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) contendo conhecimentos científicos, políticos e tecnológicos sobre a temática para o ensino-aprendizagem de conceitos, como radiação eletromagnética, Lei de Beer e Concentração. Contendo elementos da pesquisa participante, o estudo propôs a realização de uma intervenção pedagógica numa escola pública de Goiânia visando discussões acerca da estrutura do cabelo; dos resultados experimentais da possível identificação do formaldeído, por reagente de Schiff e sua quantificação pela Espectrofotometria, em produtos comercializados; e dos riscos relacionados ao uso do formaldeído para alisamento capilar, divulgados pela legislação vigente. Nossos resultados apontam que o OVA contribuiu tanto para discussões de aspectos sociais, como os propósitos do consumo do serviço de alisamento capilar pelos sujeitos da investigação, quanto para a articulação dos conteúdos químicos às suas vivências. Os resultados também demonstram a necessidade da tomada de decisão consciente sobre as práticas de embelezamento alertando, especificamente, sobre o risco do formaldeído à saúde. Por fim, o estudo propõe a abordagem da Espectrofotometria, enquanto técnica da Ciência Moderna, aliada à formação de conceitos contribuindo com a área de Didática das Ciências, com o foco no ensino-aprendizagem, e divulgação científica com o uso do OVA como ferramenta de mediação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.