DE DE ALUNO PARA ALUNO: O ENSINO DE FÍSICA, ARDUÍNO E IMPRESSÃO 3D
From Student to Student: Teaching Physics, Arduino and 3d Printing
Resumo
A presente proposta originou-se de dois projetos de extensão. Inicialmente foram planejados para serem aplicados presencialmente ao Ensino Médio público de Concórdia, Santa Catarina, visando o ensino de Física instrumentalizado pela impressão 3D e Arduino. No entanto, a quarentena imposta pela pandemia do COVID-19, de 2020 até início de 2022 na região, forçou a readequar o plano. Os encontros foram remotos em 2021 e presenciais em 2022. Esse trabalho trouxe dois objetivos principais, o primeiro foi verificar as características necessárias a construção e aplicação de uma atividade didática com o uso da impressão 3D e Arduino para o ensino de Física a alunos das escolas públicas. O segundo objetivo foi averiguar como preparar os integrantes dos projetos para elaborar e lecionar essas aulas. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, delineada pelo Estudo de Campo. Os conceitos foram trabalhados de forma prática e dialogada, com o auxílio do Arduino Uno R3 virtual e real, plataformas de design 3D virtuais e impressão 3D relacionadas ao conceito de momento de uma força ou torque. Os resultados alcançados foram diretamente ligados à melhoria do ensino, tornando-o mais dinâmico e atrativo, direcionando o olhar, o interesse, as inquietações e questionamentos dos alunos para este campo científico e tecnológico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.