DE DE ALUNO PARA ALUNO: O ENSINO DE FÍSICA, ARDUÍNO E IMPRESSÃO 3D

From Student to Student: Teaching Physics, Arduino and 3d Printing

Palavras-chave: Arduino; Física; Extensão; Impressão 3D.

Resumo

A presente proposta originou-se de dois projetos de extensão. Inicialmente foram planejados para serem aplicados presencialmente ao Ensino Médio público de Concórdia, Santa Catarina, visando o ensino de Física instrumentalizado pela impressão 3D e Arduino. No entanto, a quarentena imposta pela pandemia do COVID-19, de 2020 até início de 2022 na região, forçou a readequar o plano. Os encontros foram remotos em 2021 e presenciais em 2022. Esse trabalho trouxe dois objetivos principais, o primeiro foi verificar as características necessárias a construção e aplicação de uma atividade didática com o uso da impressão 3D e Arduino para o ensino de Física a alunos das escolas públicas. O segundo objetivo foi averiguar como preparar os integrantes dos projetos para elaborar e lecionar essas aulas. Quanto à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, delineada pelo Estudo de Campo. Os conceitos foram trabalhados de forma prática e dialogada, com o auxílio do Arduino Uno R3 virtual e real, plataformas de design 3D virtuais e impressão 3D relacionadas ao conceito de momento de uma força ou torque. Os resultados alcançados foram diretamente ligados à melhoria do ensino, tornando-o mais dinâmico e atrativo, direcionando o olhar, o interesse, as inquietações e questionamentos dos alunos para este campo científico e tecnológico.

Biografia do Autor

Fábio Lombardo Evangelista, Instituto Federal Catarinense campus Concórdia, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atuou três anos como professor substituto do Instituto Federal de Santa Catarina, tem experiência na rede Estadual e rede Privada de Educação. Trabalha com a aplicação de atividades experimentais de baixo custo. Possui experiência como designer instrucional na área de Educação à Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Trabalhou com Educação Especial e atualmente é membro do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense. Tem conhecimento em programação Arduino com ênfase em robótica e experiência com tecnologia 3D de impressão. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal Catarinense e faz parte do Grupo de Pesquisa em Ensino de Física do IFC  

Publicado
2023-04-22