A A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA TEMÁTICA “LEIS DE NEWTON” EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS INDICADOS PELO PNLD 2021

The History of Science in the theme “Newtons’s laws” in textbooks about Nature Science and their Technologies indicated by PNLD 2021

  • Joyce Cristina Mendes de Paula Universidade Federal de Ouro Preto
  • Sandra de Oliveira Franco-Patrocínio
Palavras-chave: Livro didático; Ensino de física; História da Ciência; Leis de Newton.

Resumo

Diante do importante papel do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores, buscamos, neste trabalho, analisar como a história da ciência está sendo empregada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias voltados para o Ensino Médio indicados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2021 dentro da temática “Leis de Newton”. Colocando luz sobre o potencial que a história da ciência carrega de formar concepções dos estudantes sobre o caráter do conhecimento científico, utilizamos a metodologia criada por Laurinda Leite (2002), adotando uma abordagem qualitativa, para compreender quais são as perspectivas que as obras estão trazendo para seus leitores. Embora haja a presença de elementos da história da ciência e uma tentativa discreta, em alguns livros, de introduzi-la de uma forma um pouco mais explanativa, de modo geral, apresenta-se uma história da ciência linear, alheia a fatores humanos e sociais que permeiam a construção histórica do conhecimento, inculcando uma imagem de neutralidade da ciência e inexorabilidade do método científico.

Publicado
2023-04-22