SABÕES E DETERGENTES: UM TEMA SOCIAL E AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Soaps and detergents: a social and environmental theme for teaching chemistry
Resumo
A ação de sabões em água salobra, consumida pela comunidade no entorno da escola foi o caminho para a discussão de temas socioambientais e científicos junto a estudantes do ensino médio no município de Duque de Caxias, RJ. O trabalho foi feito através de um projeto desenvolvido no laboratório escolar sob o tema sabões e detergentes. Como objetivos destacam-se a formação científica e cidadã dos estudantes por meio da alfabetização científica segundo Attico Chassot e da pedagogia crítica de Paulo Freire. A metodologia utilizada baseou-se nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti. O produto resultante do projeto de pesquisa é uma sequência didática sob o tema sabões e detergentes. Os resultados apontaram para um maior domínio teórico-científico por parte dos estudantes, bem como o fomento às discussões acerca das questões ambientais vivenciadas pela comunidade.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.